Image Map

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Selo: Eu amo Literatura Brasileira. Participe!



Olá leitores, tudo bom? Como está este comecinho de ano?
Vim trazer para vocês mais um selo do blog, mas não é selo para divulgar e nem perguntas. É um para incentivar cada vez mais a literatura brasileira.
A Yasmin do blog Miih e o mundo literário  me convidou para fazer parte e eu com toda a certeza resolvi participar.




Por que o selo?


Em todo o tempo do blog, foi raras as vezes que vi blogueiros incentivar e resenhar livros brasileiros. Uma coisa triste de se ver, já que, há livros brasileiros tão bom quanto os estrangeiros.Qual o problema ? Talvez seja o preço dos livros, confesso, os preços são realmente salgados. Mas, há pessoas que preferem mil vezes comprar um livro estrangeiro de R$ 30,00 do que um brasileiro pelo mesmo preço. E isso é um coisa que realmente preocupa. Ano passado - no final do ano - o jornal americano The New York Times, circulou com uma reportagem, que a profissão de escritor no Brasil é a "mais patética de todas as profissões", houve uma grande repercussão que trouxe várias críticas e opiniões tanto dos leitores e escritores.
Mas o que causa isso, o que causa a impressão de que a profissão de escritor é a mais patética?Acredito que, o Brasil melhorou e muito na questão de literatura, algum tempo atrás eu e muitos brasileiro não tinham como hábito a leitura constante, é claro que, isso tem que avançar e muito, mas é algo que deve ser conquistado com calma e muita paciência. O problema é, muitos leitores acabam dando prioridades há livros estrangeiros e deixando de lado os de seu próprio país. Isso sem levar ao fato do tabu que os livros nacionais receberam, como "livro brasileiro é chato", "é sem noção", "não tem emoção", "só os clássicos são bons" o que é uma grande mentira já que temos como exemplo Eduardo Sporh autor do livro A Batalha do Apocalipse que vendeu milhares de livros por todo o Brasil.
A cada 10 livros lidos, 1 é brasileiro - e é só por que a professora pediu - e isso é uma coisa que acaba me deixando muito triste, não tenho a intenção de ser escritora - sou grata aos escritores por me proporcionar algo tão maravilhoso - mas acredito que a pessoa tem que nascer com o dom e eu não nasci com ele. E não estou aqui fazendo propaganda para livro e editora alguma, só estou tentando melhorar essa situação em que nos encontramos e por isso tive a ideia e ajuda de alguns blogueiros para fazer isso sair do papel.


Como funciona ? 


Se dessemos a oportunidade de ler pelo menos uma vez no mês um livro brasileiro melhoraríamos muito e essa é a proposta que tenho pra você blogueiro e para você leitor.
Blogueiros, faça parte disso. Incentive seus leitores e á você mesmo a ler livros nacionais. Isso trará uma melhor visão que temos sobre os livros, sei que é difícil, na maioria das vezes não encontramos pessoas para falar de um determinado livro e isso nos chateia, isso acontece muito com as pessoas que leem livros nacionais, acredite, é uma situação chata.Tente ignorar o fato do livro ter um preço mais elevado, é claro que alguns são o olho da cara, e as vezes vem aquela duvida, será que vale á pena? Mas então pesquise, fale com quem leu, fique de olho em promoções!
Nós do blog Miih e o Mundo Literário e outros blogueiros responsáveis pela iniciativa iremos a cada semana postar alguns livros brasileiros que valem a pena ser lidos e conhecidos.


Os blogs participantes dessa iniciativa são : Romances de Dona Caroline, Setembro  e Lendo com a Bianca
Para os blogueiros que quiserem aderir a esta iniciativa, podem entrar em contato com qualquer um dos blogs e avisar que esta fazendo parte dessa empreitada. E é claro colocar o banner no blog. E explicar a iniciativa.
O objetivo dessa iniciativa não tem fins lucrativos, só queremos, juntos, mudar a imagem e incentivar a literatura nacional.



 

3 comentários:

  1. Oi! Te indicamos em uma tag, vem ver :)

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br/2014/01/tag-conhecendo-o-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa.
    Eu também sou super a favor de lermos cada vez mais nossos escritores.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte com o selo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir