Image Map

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Resenha: Perdão, Leonard Peacock, por Matthew Quick

Livro: Perdão, Leonard Peacock;
Título original: Forgive Me, Leonard Peacock;
Autor(a): Matthew Quick;
Ano de publicação: 2013;
Páginas: 223;
Editora: Intrínseca;
ISBN: 9788580573954

Leonard Peacock tem 17 anos e é no dia do seu aniversário que a história se passa. Ele quer matar seu ex melhor amigo e em seguida se suicidar. Sua vida na escola e na família não  é muito boa e por isso ele toma essa decisão, mas o motivo real para ele fazer isso não vem logo de cara e o leitor tem que pensar no porque, com base nos relatos de Leonard.
A história traz essa questão e é praticamente isso, não irei contar mais sobre, se não será spoiler.

Os jovens são como passageiros cegos: simplesmente não veem o que vem pela estrada.

Confesso que quase abandonei esse livro no começo por causa da narrativa enrolada e por eu não estar entendendo as coisas, ainda mais que o autor coloca várias notas de rodapé, o que fez eu me perder um pouco, mas quando você se acostuma com isso é bem tranquilo. Depois de umas 50 páginas o livro começou a ficar esclarecedor e a leitura fluiu melhor.

Leonard é um garoto extremamente perturbado e me lembrou muito a Laurel de "Cartas de amor aos mortos", mas ele diferente de Laurel, ele é legal. Ao decorrer da história, Leonard manda cartas para o futuro "eu" dele e também conta história dele no passado. Se o leitor não prestar atenção, com certeza ficará perdido em várias passagens do livro.

Gostei muito dos personagens, foram muito bem construídos e a escrita do autor é sensacional, me emocionei em diversas partes do livro, pois muitas vezes eu me senti na pele de Leonard e vi quanto sua vida era triste. Isso me tocou muito e olha que sou casca grossa com livros, dificilmente me emociono.

A capa está linda e a diagramação impecável, com uma fonte boa e páginas amareladas, além de um espaçamento ótimo, tudo isso facilita em muito a leitura.

O livro é bem curtinho com pouco mais de 200 páginas, o que torna a leitura leve e rápida. O autor consegue prender o leitor em todo final de capítulo, ou seja, você não consegue parar de ler por um só segundo. E o final é diferente de tudo que eu imaginei, muito imprevisível, o que já ganhou uns pontos a mais.

O único motivo pra eu não dar 5 estrelas é o fato da enrolação do começo e eu odeio livros enrolados, o resto está tudo perfeito e eu indico essa leitura para as pessoas que gostem de um livro com uma temática diferente das convencionais.

Classificação:


9 comentários:

  1. Acredita que eu nunca tive muita vontade de ler esse livro? A história nunca tinha me chamado atenção realmente. Mas adorei a resenha! Pela primeira vez, sinto vontade de ler esse livro haha
    Mar,
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mar, também nunca me interessei por esse livro, só comprei por que estava em uma promoção muito boa.
      Que bom que você gostou, fico extremamente feliz. Beijos.

      Excluir
  2. eu to querendo esse livro tem meses! Sempre enrolo pra comprar e nunca acho em loja fisica! Eu adorei a história dele e sua resenha está impecável Bia, parabéns! Quando voce disse que ele parecia com a Laurel eu estremeci, por que sei que voce nao gostou dela hahaaha que bom que aqui foi o contrario. ;) beijos
    Ps.: caso poste sobre filmes no blog, tem uma TAG aqui no meu e te convido a fazer :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu achei esse livro em um sebo, muito baratinho e resolvi comprá-lo. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e com certeza irei responder a TAG, obrigada por ter lembrado de mim.
      Beijos.

      Excluir
  3. Eu realmente acho que não vou ler esse livro, além de fazer bem o meu gênero, se leio livros enrolados acabam sempre demorando muito para findar a leitura e atrasando tudo. hahaha
    Mas sua resenha foi mesmo ótima!
    Beijos, Lerissa :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena Lerissa. Fica pra próxima então.
      Muito obrigada, beijos.

      Excluir
  4. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu também não curto muito enrolações em livros então entendo perfeitamente o fato de você ter classificado o livro com 4 estrelinhas.
    Sou bem curiosa com esse livro principalmente por ser do autor de O lado Bom da Vida, que eu gosto bastante.
    Espero em breve ter a oportunidade de ler esse livro e de gostar bastante dele.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sou o contrário Mai, não gostei de O Lado bom da vida ;x
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Bianca, tudo bom?
    Eu também já terminei minha leitura e gostei bastante; classifiquei-o como 5 estrelas, e só não foi meu favorito, pq achei que o final deixou a desejar. Concordo que o autor enrolou um pouco no começo, mas isso consegui relevar... hahaha Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir