Image Map

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dicas de livros para garotos



Olá leitores, como estão?
Sabemos que os garotos podem ler qualquer tipo de livro, que a literatura é feita pra todos. Mas vez ou outra nos grupos do facebook eu vejo uma pergunta do tipo:

"Sou menino, posso ler esse livro?"

E foi pensando nisso que resolvi criar esse post com dicas de livros que a grande maioria dos garotos irão gostar. Coloquei cinco livros no post e cinco no vídeo, então se vocês quiserem conferir mais, é só assistir ao vídeo.


Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.

É difícil conhecer uma pessoa que não conheça o famoso bruxinho. Essa história tão fantástica vem encantando gerações e atraiu muitas pessoas para o mundo literário. Se você ainda não leu, leia e conheça uma história maravilhosa que irá te levar para outro mundo, além de mostrar que a lealdade e a amizade é uma coisa que precisa ser muito preservada.






Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Nunca irei deixar de  falar desse livro no blog. Extraordinário de início era para ser uma história infantil, mas que que me tocou de uma forma que os livros "comuns" não conseguem. Esse livro passa uma mensagem muito bonita de respeito e mostra como crianças podem ser cruéis. Os garotos irão adorar essa história por esses, e vários outros motivos. Vale a muito a pena ler este livro, que inclusive deveria ser obrigatório nas escolas.




Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.


Um amigo meu lia esse livro todos os dias na sala de aula, sempre achei o título muito engraçado e sempre dizia que o livro devia ser idiota. Até que um dia estava eu na livraria e resolvi comprar esse livro, por que tinha adorado as ilustrações dele. Não deu outra, me viciei nessa série super engraçadinha e meus amigos meninos também adoram. A história é só para se distrair mesmo e é mais indicada para crianças, mas eu particularmente adoro.



Sinopse: Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia-a-dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade. O universo de Zlata desmorona. "Domingo, 5 de abril de 1992Dear Mimmy,Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. [...] Sente-se que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça.

Se você já leu "O Diário de Anne Frank" irá achar esse livro um tanto quanto parecido. Mas eu particularmente adoro o jeito como Zlata escreve sobre a guerra em que está vivendo. O mais legal é que tem várias imagens reais ao longo do livro. Todas as pessoas que eu conheço que já leram esse livro, adoram. É tão indicado para meninas quanto para meninos, e é extremamente emocionante.




Sinopse: No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Só pelo título essa história parece ser para meninas, mas se engana quem pensa dessa forma. O autor Neil Gaiman criou um universo fantástico com Coraline, que atrai muitos leitores. É um mundo um pouco sombrio e muitas vezes aterrorizante. Quem já assistiu ao filme sabe do que estou falando.
Indico esse livro e também o filme para aqueles meninos que gostam de um pouco de suspense e de uma história bem diferente das convencionais.

E aí, gostaram da dicas? Se quiserem conferir mais, é só assistir ao vídeo abaixo. Beijos e até mais.



10 comentários:

  1. Extraordinário é excelente. Harry Potter eu tentei ler, mas não rolou. Os demais livros ainda pretendo ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como assim você não conseguiu ler Harry Potter? huahuaha
      Beijos.

      Excluir
  2. O único que já li é Extraordiário, maravilhoso ele. Harry Potter está na minha lista de desejos.
    Adorei essa ideia.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Extraordinário é lindo e compre Harry Potter, é muito bom.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu compartilho da opinião de que livros são unissex, mas gostei das dicas de livros masculinos. O Extraordinário é incrível <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também acho que "Jogos Vorazes" são 'para meninos'. Realmente livros são unissex. Meu namorado por exemplo ama a Marian Keyes (por que eu disse pra ele ler, haha, mas juro que ele gostou!) e vários livros de romance, chic-lit, etc. Isso são só 'rótulos'.
    Parabéns pelo post, Bia! Beijos.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim seu namorado gosta de chick-lit? Muito raro ver isso *-*
      Beijos e obrigada Rê.

      Excluir
  5. Oi.

    Muito bom saber desta lista, pois gosto de ter livros para meu irmão ler.

    www.amorliterario.com
    Beijos

    ResponderExcluir