Image Map

sábado, 26 de julho de 2014

Resenha: O Menino Do Pijama Listrado, por John Boyne

Livro: O Menino Do Pijama Listrado;
Título original: The boy in the striped pyjamas;
Autor(a): John Boyne;
Ano de publicação: 2006;
Páginas: 186;
Editora: Cia das Letras;
ISBN: 9788535911121

Bruno chega um dia em casa e vê uma das criadas guardando suas coisas em caixotes, ele não entende o porquê e ela explica: sua família não irá mais morar em Berlim, irão para outro lugar (longe de todos seus amigos), já que seu pai é um grande soldado influente (Bruno não sabe a profissão de seu pai) e terá que cuidar de assuntos sérios. Bruno não aceita de primeira e tudo piora quando ele chega em “Haja-vista” e vê que sua nova casa só tem três andares (dois a menos do que a outra).

Quando ele chega à casa, descobre uma coisa horrível pela janela de seu quarto, um lugar com cercas de arame altas e com várias cabanas dentro, ele acha o lugar terrível e não para de reclamar um só segundo e pedir urgentemente para ir para sua verdadeira casa, uma coisa impossível, já que sua família precisa ficar ali por causa do "Fúria", que deu um trabalho de grande renome á seu pai.

"Bem, você foi trazida para cá contra sua vontade, assim como eu. Se quer saber, estamos todos no mesmo barco. E ele está afundando."

Após um tempo, ele resolve explorar mais os arredores da casa ou morrerá de tédio nesse lugar tão sem graça. É aí que ele conhece Shmuel, um garoto de pijama listrado. Os dois então começam a conversar dia após dia e Bruno não se sente mais tão só e entediado.

É difícil escrever uma resenha quando o livro é tão bom e surpreendente. Bruno e Shmuel são duas crianças totalmente inocentes e opostas vivendo uma guerra tão brutal. São apenas crianças que pensam em quais brincadeiras irão brincar no próximo dia e isso me tocou muito. Nunca tinha lido nenhuma história sobre a segunda guerra mundial e essa me surpreendeu, ainda mais que colocou crianças no meio de tudo. O livro é narrado em terceira pessoa e se passa por volta dos anos 40, no ano da segunda guerra.

Fiquei muito emocionada com o final e recomendo muito esse livro, apesar de eu achar que quase todo mundo já leu o livro ou assistiu o filme.

A capa é linda, a diagramação ótima, com bom espaçamento e fonte do tamanho ideal.

Entrou para os meus favoritos do ano, sem dúvidas.

Classificação:

Beijos e até a próxima.
Atenção, leiam esse livro, sério.

2 comentários:

  1. Eu já vi o filme, estou doida para ler o livro, mais eu primeiro preciso me recompor, pois até hoje se eu lembro do filme começo a chorar (e já faz umas 2, 3 semanas que vi o filme!), mais espero que seja rápido, pois o livro tem mais detalhes!
    Bjs, adorei a resenha!
    Thaís Matos Mateus

    ResponderExcluir