Image Map

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resenha: Só por hoje e para sempre, por Renato Russo + Sorteio


Livro: Só por hoje e para sempre;
Autor(a): Renato Russo;
Páginas: 168;
Ano: 2015;
Editora: Companhia das letras;
ISBN: 9788535926095.

Sempre gostei muito da banda Legião Urbana, suas letras intensas e a voz tranquila do Renato Russo sempre me fizeram escutar suas músicas no dia-a-dia. Quando esse livro lançou fiquei  na curiosidade pra saber um pouco mais sobre o líder da banda. Eis que tive a oportunidade de ler e foi um dos melhores livros da minha vida.

Só por hoje e para sempre era um diário do próprio Renato Russo de quando ele estava em uma clínica de reabilitação no período de um mês, mais ou menos. Nesse diário temos relatos do seu dia, de algumas atividades que eram propostas aos dependentes químicos e muitos, muitos pensamentos de Renato.

Antes de falar um pouco sobre a escrita, eu gostaria de dizer que pra quem ler (ou se já leu) esse livro, não leve o que está escrito nele como uma verdade absoluta do cantor. Esses relatos são de somente um mês que ele estava em abstinência das suas drogas e ele não foi a vida inteira daquele jeito. Então leiam com a cabeça aberta de quem nem sempre foi assim.


Pois bem, Renato Russo era uma pessoa muito intensa, que sentia demais e pensava muito pra frente de seu tempo. As emoções que ele tinha eram muito fortes e acredito que isso tenha o levado á depressão. Ele não entendia o porque do mundo ser tão cruel e acontecer tantas atrocidades e isso tocava fundo na sua alma, como ele deixou transparecer nas suas escritas.

Eu nunca imaginei que ele era assim, claro que com suas composições dá pra ter uma noção, mas ele se cobrava muito o tempo todo. Muitas vezes era estressado e acabava fazendo e falando o que não devia. Ele sofria por amor como qualquer pessoa romântica sofre e o mais importante de tudo: ele queria sair daquela vida desgraçada e ser apenas feliz.


É tantas coisas que esse livro me passou que em palavras eu não consigo expressar tudo. Quem me conhece sabe que  dificilmente eu choro lendo um livro, mas com esse foi diferente, é real e doloroso, acontece isso com as pessoas a nossa volta todos os dias e nem nos damos conta. Essa leitura abriu meus olhos pra muitas coisas, uma delas é prestar mais atenção aos nossos familiares, as vezes eles estão passando por problemas e nem percebemos, pois estamos ocupados demais nos importando com coisas fúteis ou com nós mesmos.

Tenho que dar meus parabéns á editora, que preservou as abreviações do cantor, que fez uma diagramação INCRÍVEL, com fonte azul marinho e destaque para algumas frases, além de ter deixado alguns desenhos que Renato fazia em seu caderno. Não vejo a hora de mais livros assim serem publicados (sim, virão mais pela frente).


Queria transmitir tudo que senti lendo esses relatos, mas é impossível.  Até pra quem não é fã da banda ou do cantor, vale a pena. São experiências de vida, muito traumáticas na maioria das vezes, que são contadas e que vão tocar bem no fundo do seu coração.

Gostaria tanto que vocês lessem esse livro que estou fazendo um sorteio dele, bem básico para todos poderem participar e um sortudo levar para casa essa história linda de muita luta pela vida. O sorteio é bem simples, basta colocar apenas o e-mail para contato, as outras opções são opcionais que te darão mais chances de ganhar um exemplar.

É isso leitores, espero que todos participem e tenham gostado do mini sorteio que preparei pra vocês.
Até mais.

Classificação:




a Rafflecopter giveaway

32 comentários:

  1. Oi, Bianca!
    Sua resenha me cativou, de verdade, e já fiquei me imaginando lendo o livro. Estou bem nessa vibe de ler biografias, relatos, diários e esse livro me parece ser muito interessante. Essa edição está um capricho, e a fonte azul marinho *-* Vou participar do sorteio e que a sorte esteja a meu favor!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participando da promoção! Vou divulgar na página do blog!
      marianagb-gabriel@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi
    que bom que adorou a leitura, esse livro deve ser bom para conhecermos um outro lado do cantor, mesmo que ele foi de relatos de um mês, O Renato parecia ser uma pessoa interessante e meu Pai adora as músicas dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda, Bi!
    Conheço algumas pessoas que já tinham lido este livro e também foram profundamente tocadas por ele!
    Já estou participando do sorteio quero ganhar! :)
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  4. sandra_cuelho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bi, tudo bem?

    Renato era um poeta! Eu não era "velha" o suficiente para ser fã do Legião na época do auge da banda. Mas amo praticamente todas as musicas escritas por Renato. Ele era um poeta, pena que nos deixou tão cedo.
    Só vejo resenhas positivas a respeito desse livro. Deve ser muito interessante "entrar" na mente dele em um momento tão delicado! Quero ler um dia!


    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, participando da promo, claro! Depois vou divulgar no face, tô no celulae agora! ;)

      Excluir
    2. Eita que eu sou lerda, tinha que comentar com o email! Hahahaha

      tami_marins@hotmail.com

      Excluir
  6. Olá!!

    Curti muito a capa do livro, mas não é meu gênero favorito. Acho que eu só leria um livro nesse estilo se fosse de alguém que curto muuuuito. haha

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. angelica1.maos@gmail.com Participando aqui lindaaaa, meu sobrinho leu e disse que é ótimo

    ResponderExcluir
  8. Participando liviaandre74@gmail.com sem insta + cpt em redes sociais.

    ResponderExcluir
  9. Ah, que legal!
    Sempre vi esse livro mas nunca parei pra saber se quero ler ou não, gostei de conhecer mais aqui :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei muito curioso com esse livro, mas infelizmente não tive como comprar, imagino como deve ser emocionante e nos faz conhecer pelo menos um pouco mais o Renato que foi um dos principais cantores do Brasil, voz, letra, personalidade, tudo era incrível e por isso é admirado até hoje, quero muito ler esses relatos.
    Participando do sorteio, e-mail davidbsg@hotmail.com
    Boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Me apaixonei por essa resenha e vou procurar esse livro para ler com certeza,sem mencionar que Renato Russo já conquistava por suas músicas.
    Participando.
    papeandolivros@blogspot.com.br
    seguindo blog,google+ e youtube: Jacqueline Vasconcelos.
    Facebook: jaqueline f-gomes.
    insta e twitter: @jahlouca.
    ja_quef11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá !!!Sua resenha ficou show!!!
    Não conhecia esse livro,gostava muito da banda e também do Renato Russo,marcou muito minha adolescência...
    Participando do sorteio..
    evasantosmunhoz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Bianca, tudo bem?

    Que resenha mais linda *-* eu não sabia da existência do livro! Sempre gostei das musicas do Renato Russo, quem não? não sabia que ele havia passado por tanta coisa, caramba!Isso explica muita coisa na verdade.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adoro Legião Urbana, apesar das músicas deles sempre me darem muita melancolia. Ler esse livro do Renato foi como ser levada direto ao fundo do poço, é uma leitura pesada no sentido de energias e eu realmente fui afetada. Apesar disso não me arrependo nem por um segundo, foi uma leitura bem interessante. Não participo do sorteio por já ter a obra!
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Bia!
    Apesar de achar o Renato um cara incrivelmente talentoso e saber o quanto ele escrevia bem (as letras das músicas são maravilhosas) eu nunca acompanhei o trabalho da Legião Urbana, nem dele solo. Acredito que possa ler esse vro, mas não tenho como prioriade.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. "Sorteio"? VOCÊ FALOU "SORTEIO"?
    Entrei aqui só pela foto sem ler o título e me deparo com uma notícia maravilhosa dessa ♥
    As letras do Renato são incríveis e eu até evito ouvi-las porque me dá uma tristeza misturada com nostalgia e sei lá
    Esse livro deve ser simplesmente incrível! Acho péssimo quando ouço algumas pessoas julgando-o pelo estilo de vida que levava, sem nem ao menos se dar ao trabalho de entender a história toda por trás da vida dele.
    Isso que você falou sobre estarmos tão focados em nós que não percebemos os problemas alheios é bem verdade :/

    Com certeza participando desse sorteio lindo!
    kemmy.olivia@gmail.com

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
  17. Oi Bianca! Eu tenho muito interesse em ler esse livro! Renato Russo tem uma história cheia de idas e voltas e eu adoraria lê-lo. Sua resenha está incrível e eu adorei o sorteio!

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já estou participando!

    milena.nones@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super interessada em conhecer um pouquinho mais da vida deste grande poeta!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Bianca!
    Que livro maravilhoso *-* Também gosto da banda! Ler um livro que fala sobre as experiencias e que nos faz sentir parte em um todo é incrível! Quase senti suas emoções haha Quero e já estou participando do sorteio! Resenha linda <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Bi se vc que é tão novinha gosta tanto do Renato Russo e da Legião Urbana, imagina as pessoas da minha geração!!??? A década de 80/90 foi muito especial musicalmente e a Legião dividiu águas!!! Até hoje sou apaixonada pelo som que eles fizeram e pelas mensagens que suas letras transmitiam. Ele tentou colocar um pouco de consciência crítica em quem parava para ouvir suas canções e acredito que até hoje sua mensagem vivi e é atual.
    Gostei de vê-lo aqui. Que bom que vc leu e gostou desse livro. Espero que outros sejam lançados também.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  22. Que top!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi xará!
    Gosto muito de Legião, mas conheço pouco sobre Renato Russo. Estou bem curiosa para ler esse livro!

    Beijos,
    Epílogos e Finais
    b.sampaiofiuza@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Renato foi uma pessoa atemporal, pra mim, um gênio da nossa música. Apesar de ter nascido muitos anos depois de sua morta, ele é um ídolo pra mim, sou apaixonada pela pessoa e pela banda! Quero muito esse livro <3
    snoronha813@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. participando!
    mylkathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Bia, como vai?
    Devo confessar que ouvi pouquíssimas músicas do Legião na minha vida, e não sei praticamente nada sobre a vida do Renato Russo, mas tudo o que você sentiu lendo esse livro me deixou tão curiosa! Por isso já estou aqui querendo muito ganhar esse sorteio e conhecer um pouco mais sobre o Renato, hehe.

    Um beijo!
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  27. Excelente resenha. Renato Russo foi uma pessoa muito à frente de seu tempo. Sou uma eterna apaixonada pelas suas músicas e pela banda. Sim, não devemos nos deixar influenciar totalmente pelos escritos, uma vez que os mesmos foram feitos em uma época um tanto difícil do cantor e dentro de uma clínica de reabilitação onde, creio eu, o ambiente não deve ser dos melhores.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa, sempre tive vontade de ler esse livro!!

    Participando!
    Thamires lima
    thamireshlima@hotmail.com

    ResponderExcluir