Image Map

segunda-feira, 7 de março de 2016

Livros nacionais que vocês precisam ler!


Imagem, créditos.

Olá leitores, como estão? Espero que bem. Estou tentando me adaptar com minha nova rotina de trabalho/escola, mas é bem difícil, todos os dias eu chego morta de cansada em casa. Pra vocês terem uma noção, li apenas um livro esse mês, por isso a escassez de posts no blog.

Enfim, hoje vim trazer algumas sugestões de livros nacionais que eu li e gostei muito e acredito que vocês devem ler. “Mas Bianca, por que livros nacionais?”. Simples, a literatura nacional é muito pouco valorizada e eu achei interessante indicar alguns livros dos nossos escritores brasileiros aqui no blog. Espero que gostem.


Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha…Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.


Li esse livro a um tempinho e gostei muito, apesar de não se passar no Brasil a personagem é brasileira e a autora é nacional. Então temos algumas referências brasileiras ao meio da leitura. Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o livro é só ler a resenha que fiz clicando aqui.
Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema.

Ok, vocês já devem estar enjoados de eu sempre indicar livros do Raphael Montes, mas é porque ele escreve realmente muito bem. E “Dias Perfeitos” é meu livro favorito do autor e acho que todos deveriam ler. Ele tem uma genialidade e uma escrita maravilhosa, de tirar o fôlego, e eu quero ler tudo e qualquer coisa que esse cara escrever.



Sinopse: Elas fazem tudo por uma boa aventura. As inseparáveis Manu, Gabi e Ritinha, protagonistas do primeiro livro de Thalita Rebouças, Tudo por um pop star, estão de volta no lançamento Tudo por um feriado. Dessa vez, o trio parte rumo à mineira Porto das Rosas, para aproveitar o feriado de Carnaval descansando e celebrando a amizade no sítio da avó de Suzaninha, nova amiga feita em Tudo por um namorado. Mas o que era para ser um feriado tranqüilo quase virou um desastre. Quase. Afinal, o bom humor de Thalita Rebouças e o alto-astral de suas personagens transformam todos os imprevistos da viagem numa verdadeira diversão.


Esse livro é voltado para um público mais jovem e foi um dos grandes responsáveis por fazer meu amor pela leitura começar. Se eu não me engano, li esse livro mais de 15 vezes, a linguagem é leve e os personagens são muito divertidos. É ótimo para pré-adolescentes de 11 anos para cima, que foi a idade em que li.

Sinopse: "Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro.

Não sou muito fã de crônicas, mas quando recebi esse livro fiquei muito curiosa para ler  e posso afirmar: ele é maravilhoso. Simplesmente muito inspirador, com frases que irão esquentar seu coração e te fazer refletir. A autora é do Rio de Janeiro e também há algumas referências desse estado maravilhoso. Que inclusive necessito muito conhecer (fica a dica para alguém que mora por aí e quiser me hospedar na sua casa, rs).



Sinopse: Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. 

E por último, mas não menos importante, o livro do meu querido Renato Russo. Eu ainda não tenho palavras para descrever o que senti lendo essa obra e não vou me estender muito por aqui, a resenha dele tem aqui no blog e para conferir basta clicar aqui.



Esses são só alguns livros de alguns autores nacionais que eu gosto, existem muitos outros. Pra quem gosta de conhecer autores novos, eu recomendo muito o aplicativo Wattpad, é ótimo e existem milhares de histórias inéditas.

Até mais.



19 comentários:

  1. Olá :)
    Dos livros que você listou só conhecia o primeiro, o terceiro e o último, mas fiquei bem curiosa com os outros ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca!
    Desses eu só li "Simplesmente Ana" e apesar de achar o início lento gostei bastante e consegui me envolver ao longo da leitura. Tenho muita vontade de ler as continuações ^^
    Beijos e boa sorte com a nova rotina :)

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bianca! Tudo bem? Adorei o post! <3 Quero muito ler "Dias Perfeitos" e estou lendo (e curtindo muito) "Só Por Hoje e Para Sempre"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu recomendaria Perdida e Encontrada também.
    Quero ler Dias Perfeitos, está bem popular inclusive no exterior!
    Muito legal o post!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que horrrrrrrrível! Não li nenhum ainda! AI, tô me sentindo péssima hahahaha Quero muito, porém, ler Simplesmente Ana.
    Beijos, Bia. Vamos incentivar a leitura nacional :) <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a literatura brasileira é muito desvalorizada pelo brasileiro, infelizmente! Também colocaria nessa listinha a série Fazendo Meu Filme que é incrível e todos adolescentes desse universo deveriam ler! ♥

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca.
    Temos mesmo que valorizar nossos queridos autores. Eles merecem e muito, e não só porque são daqui, mas porque tem muita coisa boa mesmo.
    Vamos incentivar mesmo.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bi!

    Bela postagem. Divulgar a literatura nacional é muito importante, nós blogueiros temos que fazer nossa parte!
    Quero muito ler o livro do Raphael. Há duas semanas eu fui na livraria Leitura e cheguei a pegar o livro...aí fui na máquina conferir o preço: R$49,90! Uma grande facada, não deu pra levar. Mas eu estou monitorando os preços nas lojas online a assim que ele ficar mais barato vou comprar!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Estou com simplesmente ana aqui, ainda não li, mas pretendo, acho que vou curtir!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bianca!
    Amei o post. Gostei muito do livro “DIAS PERFEITOS”.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, Bianca!

    Estou pior que você, não li nada esse mês :/ Adorei a postagem e dos livros que você destacou quero ler "Dias Perfeitos" e "Só por hoje e para sempre".

    Beijo!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já li Tudo Por Um Feriado e adorei demais, a Thalita arrasa muito! Simplesmente Ana tá na minha Booklist há um bom tempo e não vejo a hora de lê-lo. Os outros eu não conhecia, mas me interessei muito por Dias Perfeitos... vai pra booklist agora mesmo! Hahahahaha

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca.
    =)
    Eu já li Simplesmente Ana e não gostei. Achei fraquinho, mas a capa é Amor puro.
    Sou louco pra ler Dias Perfeitos.

    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Estava com saudades e vim dar um oi!!!! Espero que vc consiga se adaptar à nova rotina logo. Uma dica é sempre andar com um bloquinho para não perder nenhuma ideia. E quando vc tiver um tempinho prepare vários posts e deixe no rascunho, assim vc vai publicando aos poucos ou programa as mesmas. Enfim sucesso e ótimas leituras!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiee,
    Desses o qual eu mais preciso/tenho vontade de ler é Dias Perfeitos, o autor bomba em todos os cantos!!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. This is awesome article and photos, and I fall in love now. Thanks for sharing all together. Regards from Visit Cambodia Tour Travel and tout Specialist.

    ResponderExcluir
  17. Oii Bianca, tudo bem?
    Primeiramente, adorei a sua iniciativa, temos que valorizar a nossa cultura, temos tantos autores nacionais, obras maravilhosas perdidas por aí, e muitas vezes nem temos conhecimento!
    Amei a premissa de Simplesmente Ana, vai pra listinha agora!
    O Teo de Dias Perfeitos me pareceu meio psicopata hahaha, me deixou super curiosa!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Bianca,
    Eu adorei o Raphael Montes.
    E quero indicar a Bianca Briones para você. Minha nacional favorita <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir