Image Map

terça-feira, 14 de julho de 2015

Sobre abandonar livros por causa da ressaca literária

Olá leitores, como vocês estão? Hoje vim trazer um post que eu já trouxe aqui no blog, mas que está me afetando novamente.

Estão reparando que os posts andam bem escassos? Não é porque eu abandonei vocês, longe de mim! Mas o fato é que eu não estou mais conseguindo ler, logo, sem leituras = sem posts.

Isso se deve que aconteceu uma coisa que já aconteceu com todo leitor (se não aconteceu com você ainda, se prepara), a maldita ressaca literária.

A ressaca literária é caracterizada por quando você lê um livro muito bom e depois tenta ler outros e não consegue, pelo fato de a outra história ainda estar na sua cabeça. Mas, e quando você não sabe qual o livro que te deixou assim?

IMAGEM
Eu especulo que seja A Mediadora, mas não tenho certeza. Acabei o quarto livro da série (que é ótimo, a propósito) e nada mais faz minha cabeça. Demorei um tempo para conseguir pegar o ritmo do Simplesmente Ana (resenha aqui), mas não porque o livro era ruim. E sim pelo fato de eu estar acostumada e com a cabeça na escrita da Meg Cabot (que coisa mulher).

No começo das ressacas literárias eu não sabia o que fazer e ficava sem ler por dias até conseguir me interessar por outros livros. Hoje em dia, não consigo passar tanto tempo sem as leituras, sendo assim eu tenho uma tática: ler aos poucos. E se a história não estiver boa depois de muitas páginas (mais ou menos umas 100), eu abandono o livro e passo pra outro. Ninguém merece ler uma coisa que não está gostando, existem tantos outros livros maravilhosos no mundo só esperando para serem lidos.

Tenho plena consciência de que as vezes os livros te surpreendem na última página e faz tudo ter sentido e isso é ótimo quando acontece. Mas e quando não acontece? Você fica frustrado e com raiva de ter perdido tanto tempo com uma coisa que não agregou muita coisa.

Então fica minha dica, se você está em uma ressaca literária e o livro está realmente péssimo, tanto a escrita quanto a história, pegue outro livro e leia. Vai que é melhor?

Qual a opinião de vocês quanto a isso?
Até mais!

23 comentários:

  1. Concordo com você Bianca, eu abandono leitura mesmo, afinal tenho tantos livros esperando para serem lidos na minha estante, deve ter algum que me agrade. Obs: amo a mediadora.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Tainan, pra que perder tempo com livros que não nos satisfazem?
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Bianca,
    Primeiro gostaria de elogiar a imagem, muito linda! Segundo, concordo contigo. Eu nunca me forcei a ler um livro que eu não tava gostando. Se eu não gosto da leitura, eu paro e pronto. De que adianta um livro valer a pena só com o final e o restante ser uma leitura desagradável? Pois é. Mas olha só, ainda não me vi numa ressaca literária, rs. Vamos ver quando isso acontece...
    Beijão
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris.
      Você é uma moça de muita sorte, sabia? hahaha
      Beijos.

      Excluir
  3. Quando não curto o livro vou forçando e estabeleço uma meta pra mim, 30 páginas em um dia, 50 páginas no'utro e por aí vai, mas quando vejo que nem forçando dá, aí abandono o livro mesmo ou deixo para ler em uma outra hora. Mas ressaca literária é horrível e quando eu fico, é bem difícil de sair. Boa sorte!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu não consigo estabelecer essas metas, já desisto logo de cara :/
      Obrigada! Beijos.

      Excluir
  4. Olá Bianca, Tudo bom?
    Então eu sou um pouco teimosa, quando eu começo um livro eu me forço a ler (por mais que ele seja todo ruim), porque se eu não gostar eu sei exatamente porque eu não gostei, caso o contrario eu fico com a impressão de que eu abandonei o livro por puro preconceito meu. Mas eu sou um pouco neurótica com essas coisas... rsrsrsrsrsrsrsr
    Mesmo assim acredito que não existe problema nenhum em se abandonar um livro, é aquilo que você falou mesmo, as vezes a gente só esta acostumada demais com um tipo de escrita e por enquanto não esta pronto para outra coisa.
    E quanto a ressaca literária, eu sei bem (até demais) como é isso. Eu ainda sou do tipo de leitor que sai contado sobre o livro para todo mundo que eu conheço (as vezes fica até chato) e fico procurando na internet qualquer publicação, grupo em rede social, hagstag, etc. Ou seja, fico procurando qualquer lugar em que eu possa falar mais sobre o livro. rsrsrsrsr
    Mas uma hora a ressaca sempre passa Bianca, calma...rsrsr

    bjs
    http://mundoagridoce06.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      É, tem esse lado, as vezes eu leio só para tirar minhas próprias conclusões.
      Pior que também sou assim, quer ver quando eu encontro alguém que também já leu o livro, fico horas conversando com a pessoa.
      Beijos.

      Excluir
  5. Poxa Bianca que chato, espero que vc consiga superar essa fase logo.
    Hoje em dia quando fico assim costumo deixar os livros um pouco de lado e fazer outras atividades como: sair um pouco de casa, encontrar amigos, colocar séries e filmes em dia, testar uma nova receita na cozinha, fazer uma organização naquele cantinho em casa que sempre é deixado para depois ... enfim quando menos espero o desejo de ler volta e fico de boa.
    Mas essa sua tática de ler aos poucos também é boa. Sucesso viu e saudades!!! Beijos

    Te espero lá no blog: Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, graças aos céus já consegui superar.
      Ótimas dicas, isso também ajuda bastante quando a ressaca pega de jeito.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Bianca!
    Eu costumava achar bobagem a tal da ressaca literária, mas ela existe! Puxa..e como! Estive em uma maré assim há pouco tempo.
    Reluto muito em largar livros justamente porque já tive essas surpresas positivas lá no final, então não consigo fazer isso de largar se ele não engrenou até a página 100. Mas tenho tentado aprender a fazer isso.
    Bom..a minha tática quando a tal ressaca bate é ver qual o gênero eu não estou a fim de ler e escolher algo bem diferente. No aperto, recorro a Agatha Christie que não falha nunca, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana.
      E não é que existe mesmo? Tem gente que acha que é frescura, antes fosse!
      Um autor que pra mim nunca falha é o Sydney Sheldon, sempre perfeito nos seus livros.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oie, nossa que tenso pra você mulher. e olha, eu nunca passei por isso. Não tão grande assim sabe, ás vezes eu fico sim com a história um bom tempo na cabeça. Mas sempre consigo ler outra coisa (sorte a minha) então nem sei como te ajudar ha, ha. Ou o que dizer. Mas espero que logo, logo tudo se resolva, pra ti.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih, que sorte a sua mulher!! Já passou essa maldita ressaca, ainda bem.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi tudo bem?
    Ai, entendo bem o que é ressaca mas eu sempre faço força pra ler, se não rolar, deixo o livro e retomo tempos, um dia a ressaca pega todos kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?
      Não consigo me forçar a ler, qualquer leitura se torna chata pra mim quando faço isso D: um horror.
      Beijos.

      Excluir
  9. Já sofri disso. Ainda bem que passou.

    ResponderExcluir
  10. Menina, Quando passo da 100° página e não estou gostando da leitura, também paro e parto pra outra. Não gosto disso pq não gosto de deixar leituras pela metade mas... argh! Não da! Hahhahah sofro muito disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, antes eu me importava mais com esse negócio de abandonar livros. Agora não dou bola, abandono mesmo kkk
      Beijos.

      Excluir
  11. Acho incrível essa iniciativa de largar um livro, mas eu simplesmente NÃO consigo, haha. Eu sempre tenho que voltar pra leitura que eu parei no meio do caminho, minha curiosidade é gigante :(

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, como assim não consegue mulher? Pra mim é tão simples D: é simples até demais, as vezes kkk
      Beijos

      Excluir
  12. Olá Bianca.
    Nossa, ninguém merece ficar de resseca literária. Eu tive poucas, mas atrapalha bastante.
    Gostei da sua tática de ler ir se recuperando aos poucos, lendo um pouquinho de cada vez e se não engatar, abandonar o livro. A vida é realmente muito curta para ficar perdendo tempo em livros que não vão para frente.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir