Image Map

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ler virou modinha?

A alguns meses venho me deparando com a seguinte frase:

"Ler virou modinha!"

Não entendi de imediato por qual motivo algumas pessoas estavam falando isso. Já que a leitura faz parte da vida do ser humano desde o início dos tempos. Não comentei nada e deixei passar.
O tempo foi passando e mais e mais vezes estava vendo em grupos grandes de leitura outras frases do tipo:

"A pessoa leu A Culpa É Das Estrelas e se acha leitor."

Uma questão que quero levantar aqui é: Por qual motivo as pessoas estão se incomodando com isso? Ultimamente na nossa sociedade, qualquer coisa virou "modinha", coisas muitas vezes ruins. E agora que a sociedade está finalmente indo para um lado bom, está havendo reclamações.

O povo brasileiro precisa de uma cultura boa e a leitura é um bom começo para isso. Na minha opinião, isso está sendo uma ignorância de muitas leitores, não querer que as pessoas comecem a ler também, achar que só eles podem ler só por que já leram diversos livros. E não, isso não é modinha, isso é conscientização.

Não importa se você começa a ler com 5 ou 50 anos, o  importante é começar! E agora as pessoas estão realmente começando. Outro dia, eu estava caminhando no centro da minha cidade e vi incríveis três pessoas com livros debaixo do braço, fiquei extremamente feliz, já que á um ano atrás isso era raridade.

Então queridos leitores, vamos nos conscientizar e mostrar a leitura para o mundo cada vez mais e não repreender esse bem maravilhoso que existe.

Beijos e até mais.

8 comentários:

  1. Deus queira que mais coisas incríveis, como a leitura, virem modinha não é?! Só estou esperando o dia em que reclamar de tudo deixará de ser modinha!!! rs

    O blog está lindo, parabéns.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não acho que ler virou modinha, só que hoje com a internet está mais fácil de as pessoas teram acessos a diversos grupos, blogs, que incentivam a leitura ou um amigo leitor que lê que acaba estimulando a pessoa. Eu adoro incentivar a leitura, os meus pais que não liam nada começaram a ler, fiquei muito orgulhoso de vê-los lendo. :3
    http://singeloleitor.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, alguém que pensa como eu <3
    As pessoas tem essa mania feia de criticarem os outros pelos seus gostos. E também concordo com você que ultimamente estão com essa mania de tudo ser "modinha". Isso é chato! Acho que cada um tem de ler o que gosta. Só que também é meio chato as pessoas que só leram quatro, cinco livros que são bem mais conhecidos que os outros e ficam se achando os mais cultos leitores. Enfim... é isso haha
    Beijos,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que mais coisas boas assim, virem "modinha" haha.
    Gostei muito do post e do blog, bjus ^^

    http://espacobaguncado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A leitura em questão não importa, o que importa é se aquilo que a pessoa lê é de qualidade. Você pode encontrar tantas coisas interessantes na internet como pode encontrar em um livro, e isso é o que importa, conhecimento, não faz diferença de onde veio.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianca!

    Eu, particularmente, não acho que ler tenha virado modinha. E se virou, que bom! O problema é que, há alguns anos atrás, não haviam tantas ferramentas para se propagar a leitura. Você falava com seus amigos e ponto. Agora, com tantas redes sociais, somos livres para darmos nossas opiniões, encontrar grupos específicos, etc. Só me entristece que a maioria dos jovens se isole em um ou dois gêneros (por exemplo, o sick-lit e o fantástico). A literatura ultrapassa barreiras, e o mais legal disso é descobrir novas formas de escrita. Por isso, sempre recomendo gêneros diferentes aos meus amigos.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, essa pessoas só começaram a falar que ler virou "modinha" depois que todo mundo começou a ler "A Culpa é das Estrelas". Não importa com qual livro começou a ler, se foi com ACEDE ou com livros da literatura brasileira, oque vale é ler e se tornar uma pessoa melhor.

    Beijos!
    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bom que ler virou modinha.
    Apesar de que, tem muito coisa sem qualidade. Sou a favor de que pessoas leiam livros com conteúdo também, não só esses que todo mundo está lendo. Como na época que todo mundo lia Cinquenta Tons.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir