Image Map

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Resenha: Um Dia, por David Nicholls

Livro: Um Dia;
Título original: One Day;
Autor(a): David Nicholls;
Páginas: 411;
Editora: Intrínseca;
ISBN: 9788580570458.
Primeiramente gostaria de dizer que se não fosse pelo Projeto Literário que estou participando, eu nunca leria nada desse autor. Então, muito obrigada Diego pelo sorteio do autor.

Um Dia irá contar a história de dois jovens, Dexter e Emma (apelidados de Dex e Em) que se conheceram na faculdade e coisas aconteceram na formatura, que aconteceu no dia 15 de julho de 1988. E depois desse dia, o livro é contado todos os anos, sempre um ano depois. Ou seja, 15 de julho de 1989, 90, 91 e assim por diante.

E realmente não tenho mais o que falar da premissa a não ser isso, o autor vai contando a vida de cada um. Como eles vão se dando bem, mal e como a amizade dos dois se fortalece e tempos depois se enfraquecem. Como uma montanha-russa.

Os diálogos são ótimos e foi o que mais gostei na história. As tiradas de Emma e seu jeito irônico de ser me divertiu muito. Dexter amadurece durante o decorrer do livro e vê que nem tudo aquilo que ele imaginou quando era jovem, é assim tão fácil. A escrita do autor é boa, algumas vezes cansativa e outras fluídas, o livro inteiro é uma montanha-russa.

"E o tempo passou, e ela sentia o cérebro murchar, como se fosse algo esquecido no fundo da geladeira."

Mas como nem tudo são rosas, muitas coisas me irritaram nesse livro e fizeram com que eu não desse uma nota assim tão boa para ele. Por exemplo: pra que capítulos tão longos? Isso cansa o leitor e acaba se tornando maçante, por mais que a história seja boa, esteja legal, você quer que aquele capítulo acabe logo. Outra coisa, o autor poderia ter tirado boa parte da história que não iria fazer diferença, realmente não iria. E isso me irritou.

Porém eu ainda não falei o que mais me irritou nesse livro e fez eu odiar ele e amar ao mesmo tempo: O FINAL. Que final foi aquele, gente? Não teve o menor sentido, eu não me sensibilizei, não ri, não chorei, simplesmente só li e me perguntei “é sério isso”? Eu não acredito que li 300 páginas para o fim ser esse. Achei totalmente desnecessário e o autor tinha capacidade de fazer melhor que isso.

Como disse, odiei e amei a história ao mesmo. A escrita é perfeita, porém o rumo é terrível (em minha opinião, não me apedrejem).

A diagramação está ótima, como disse só os capítulos são longos, o que atrapalha um pouco. Não achei nenhum erro de revisão e acho a capa aceitável, nem linda, nem feia, aceitável.

Em suma, o livro é recomendado para aqueles que gostem de um bom romance. Pretendo dar mais chances para o autor e ler mais obras dele, já que muitas pessoas falam muito bem. Quero assistir ao filme também e fazer algumas comparações.

Digam-me, vocês já leram esse livro? Gostaram? Acharam o final tão ruim quanto eu achei? Deixem nos comentários, vamos interagir.

Classificação


34 comentários:

  1. Oi, Bianca!

    Eu li Um Dia e tive uma impressão semelhante à você: achei os capítulos longos e lentod, mas gostei do livro. Achei a história cativante.

    Beijos!
    Participe da TAG Livros e Travessuras do Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, que legal que tivesse a mesma sensação que eu. É bom saber que não fui a única.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi ...
    Eu gostei bastante desse livro , mas , aquele finalzinho me tirou o chão rsrs...
    Mas , enfim eu curti ! Tem uma resenha no meu blog sobre o novo livro dele , confira se quiser :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, tudo bem?
      O final é realmente devastador :(
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Bia! <3
    Muito amor voltar a ler algo sobre UM DIA.
    Bom,sou suspeito em falar sobre o livro porque apesar de realmente alguns momentos a história se tornar cansativa tudo pra mim fez sentido.São detalhes que,diferente de você, achei que fizeram todo sentido para que outros momentos da história se tornassem coerentes - inclusive senti falta de muita coisa no filme.
    E esse final que o pessoal odeia? kkkk.
    Eu gostei do que li e do desfecho da história apesar desse acontecimento fatídico. Gosto de histórias realistas,com situações e acontecimentos que se aproximam do mundo real e acho que por isso aceitei bem esse final que é bem mais impactante no filme do que no livro - taí um ponto para o filme.

    Bjux, Bia. Até a próxima leitura coletiva.
    PS: Eu flopei lendo um livro do meu Nicholls também (que morte horrível), mas outros projetos virão.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!
      Nunca vi uma pessoa tão fã do Nicholls quanto você hahaha. Vou assistir ao filme quando tiver oportunidade, espero gostar do filme, vai que ele me dá mais ânimo pra ler outros livros do autor, né?
      Beijos.

      Excluir
  4. Bi, eu amei o livro e chorei horrores com o final! kkkk
    Chorei de inconformada, de raiva, querendo matar o autor...mas depois que o transtorno passou ficou só amor pela história.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, eu fiquei tão chocada que me deu uma raiva imensa do autor e nem chorar eu consegui. Foi tenso, viu?
      Beijos.

      Excluir
  5. Heey!
    Também li esse livro para o Leitura Coletiva, mas eu gostei pakas haha
    Também amei a Emma e fiquei revoltado com o final, mas eu chorei rios hausah
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui, eu me sinto uma sem coração quando todo mundo fala que chorou com o final e a única coisa que consegui sentir foi raiva.
      Beijos.

      Excluir
  6. Eu tenho um problema que não consigo ver o filme primeiro e depois ler o livro (e foi o que aconteceu nesse caso), então não dei uma chance para essa obra.
    Não sei sobre os capítulos longos, mas o final foi chato demais para que eu queira ler. A história é boa, mas é demais pra mim.
    Mesmo assim, gostei da resenha.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha xará!
      Eu não tenho muitos problemas com isso, já li muitos livros depois de ter assistido ao filme e não me decepcionei na maioria dos casos. Mas entendo seu caso e o final é realmente: blé!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Bianca, sabe que ao ver resenha de Um Dia aqui eu já senti aquele calorzinho no coração porque foi um dos livros que mais me marcou. Tenho uma identificação muito grande com a história (esse período complicado dos 20 e tantos anos), e especialmente com a Emma. Mas olha, eu gostei muito do final, achei até que não poderia ser melhor. Achei bem "real", gosto de finais que se distanciam um pouco do final feliz, onde tudo dá certo. E o fim do livro teve um efeito forte em mim, fiquei muito reflexiva, meio triste, meio chocada até, com um certo receio da vida, sei lá. Foi um livro inesquecível, isso eu digo com toda a certeza.

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      É engraçado como a alguns livros marcam tanto algumas pessoas e outras meio que "não faz diferença". Um livro que me marcou assim como você descreveu foi a saga Harry Potter, é meio clichê dizer isso, mas é a verdade.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá, Bianca!
    Eu não li esse livro ainda. Além de minha lista está cheia eu estou pobre :'(
    Acho que vou pegar emprestado para ler.
    Odeio livros com finais que poderiam ser melhor. Se o autor tem a capacidade, por que ele não coloca logo o final bom?
    Bem, eu espero que eu goste!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, estou na mesma situação que você e acabei pegando o livro emprestado mesmo.
      Mas sabe que eu aprendi que as vezes o que é bom pra mim, não é bom pra você? Mas eu concordo extramente contigo, o autor tinha capacidade e poderia ter feito melhor. Na minha opinião :D
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Uma pena que o livro não tenha te ganho totalmente. É terrível quando lemos um livro até que bom e o fim nos decepciona.
    Ainda não sei se leria esse livro. A premissa é boa, mas tenho muitas dúvidas em relação à execução.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e com você?
      Realmente, as vezes esperamos tanto por um livro, temos tantas expectativas e acaba que não nos convence. Odeio quando isso acontece.
      Beijos.

      Excluir
  10. Antes eu era muito louca por esse livro, assim que ele saiu já estava desejando muito, só que comecei a ler resenhas e a maioria das pessoas não curtiram muito. Odeio ler livro com capítulos longos, acabo achando um livro tedioso. Sua resenha ficou muito boa, talvez eu dou uma chance pra ele, talvez...!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, ao contrário de você, eu nunca tive muita curiosidade em ler esse livro. Só o li por causa do projeto literário.
      Dê uma chance, vai que você goste, né?
      Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

      Excluir
  11. Olá Bianca!
    Uma pena não ter gostado muito do livro. Pelo visto ele teve seus altos e baixos haha Bom, mas pelo mesno teve pontos fortes. Uma pena não ter gostado tanto. Espero ler esse livro um dia ;-) haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, realmente, foi uma montanha-russa de emoções.
      Beijos.

      Excluir
  12. Olá! Muitos me falam que o problema desse livro é o final, muita gente não curte, eu adorei o filme, achei real! Preciso ler o livro para ter certeza disso ^^

    Beijos Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, na minha opinião o final poderia ser outro que o livro seria ótimo. Uma pena o autor ter ido por aquele rumo.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Bi!

    Que bom que você conseguiu completar a leitura! Eu flopei super flopado! hahaha
    Eu só assisti ao filme baseado nesse livro e, assim como você, não me sensibilizei com o final e pensei a mesma coisa que você pensou! hahahaha
    Capítulos enormes são terríveis!!!!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, nesse projeto a maioria flopou kkk.
      Que bom que não fui a única a não ter sentimentos quanto ao final.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi, Bianca!
    Eu ainda não li esse livro, mas em compensação já vi o filme e simplesmente não gostei.
    O final foi completamente decepcionante, esperava muito mais. Se o livro for igual ao filme, o que pela tua resenha eu acredito que seja, não irei lê-lo.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, dizem que o livro é um pouco diferente do livro. E o final é ruinzinho mesmo, mas é a vida, né?
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Bianca! Tudo bem?
    As opiniões sobre esse livro são muito divididas e confesso que tenho uma pitada de curiosidade para conhecer.
    O Di fala tão bem dele e agora o Gui também que ele já está na minha lista!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo sim e com você?
      Pra quem curte um romance, esse livro é ótimo. Já que possui romantismo e amizades.
      Eles amam esse livro, é incrível.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi, Bianca! Tudo bem? Eu só vi o filme que fizeram para esse livro e infelizmente não gostei tanto quanto achei que fosse gostar. O final é muito ruim! hahaha Mas adorei a sua resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, acho que ninguém curte esse final. kkk
      Beijos.

      Excluir
  17. Olá, Bianca!
    Eu nunca li Um dia e nem nada do David, e para falar verdade, não tenho vontade. Acho interesse a premissa do livro, mas não sinto interesse. Poxa, que pena o final te decepcionou :/ sou traumatizada com finais </3
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bianca, sofri do mesmo mal que você. Odeiei e amei o livro tudo junto, ao mesmo tempo, mas ainda assim acho esse até hoje o melhor livro do David que já li e tenho um carinho especial por ele.
    Que bom que o projeto fez você conhecer o autor, essa é ideia: experimentar o novo.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir