Image Map

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sobre pegar livros emprestados de bibliotecas



Desde que eu comecei a estudar em uma escola nova, eu fui atrás para ver como era a biblioteca e se possuía algum livro que eu iria gostar. Foi paixão a primeira vista, literalmente!

A biblioteca de lá é enorme e possui muitos livros bons, desde livros técnicos até juvenis. Alguns volumes que peguei foram: A Mediadora (tem toda a série), a série completa de A Seleção, Ladrões de Elite, Desventuras em Série 1,2,3 e 4, Como Viver Eternamente, entre outros. Já deu pra perceber que existem muitos livros bons lá, não é?



Mas Bianca, porque você está me contando isso? Bom, desde que eu comecei a pegar livros lá eu não comprei mais livros. Pra dizer que não comprei nenhum eu comprei um sim, que foi A Herdeira que lançou esse mês e lá ainda não tem. Mas o que eu estou querendo dizer é que não precisa gastar dinheiro com isso quando se tem uma biblioteca da escola, curso, faculdade, trabalho ou até perto da sua casa. Não que ter uma coleção de livros seja ruim, longe disso. Porém pegar livros emprestados que outras pessoas também já leram é incrível!

Parece até exagero falar assim, mas é a verdade. Claro que existem livros mais surrados que outros, isso faz parte. E por um lado é bom ver isso, ver que aquela história já foi lida tantas e tantas vezes.

Eu fico imaginando como a pessoa se sentiu lendo aquela mesma parte do livro em que eu estou lendo. O que ela sentiu e o que a próxima pessoa que irá ler vai sentir também.

Sei que parece bobo falando assim, mas podem ter certeza que vale muito a pena pegar livros emprestados. Além de não gastar dinheiro, você ainda estará dividindo historias com outras pessoas, de uma forma indireta, mas vai.

Trouxe algumas fotos dos livros que tenho comigo que são emprestados dessa biblioteca. Tem uns bem novos, como tem uns bem surradinhos. Espero que gostem das fotos!

Ah, esse post demorou pra sair justamente por isso, na minha cidade só chove e eu queria tirar fotos na rua e não tinha como, hoje parou de chover um pouco e eu aproveitei, por isso que não ficaram tudo aquilo, mas espero que gostem mesmo assim.


"O Arcano Nove" é o segundo da série da Mediadora e está um pouco surrado por fora, porém por dentro está muito bom.


"Simplesmente Ana" que eu estava louca de curiosa para ler e não tinha coragem de comprar. Acredito que esse livro chegou a pouco tempo na biblioteca, pois está novo, sem nenhuma marca ou amassado.


"Inferno no Colégio Interno" é o quinto livro da série Desventuras em Série que eu sou loucamente apaixonada, pena que os preços dos livros são muito altos e os livros são muito finos. Por isso pego eles emprestados e vale muito a pena.

O bom de bibliotecas é que se você não dá conta de ser ler os livros que pegou e se ele não estiver reservado para outra pessoa, tem como renová-lo sem pagar multa, pelo menos é assim na maioria das bibliotecas que eu conheço.

E você, pega livros emprestados em bibliotecas ou prefere comprar? Conta pra mim :)
Até mais.

24 comentários:

  1. Bibliotecas estão entre as melhores invenções já criadas é a primeira coisa que procuro nas escolas e é o cômodo que mais visito. Fico apaixonada ao ver nossos amigos ordenados sobre as estantes, lindos, aquelas capas de diversas cores e títulos pedindo para ser abertos e explorados. Amo o silencio das bibliotecas, o som das paginas viradas, o cheiro conjunto de todos os livros! Concordo inteiramente contigo, é maravilhosa a experiência de compartilhar leituras, dividir com um anônimo a mágica de viajar em um mesmo livro e pensar nas diferentes formas que cada um tem de sentir a mesma história de um jeito totalmente subjetivo. As vezes me chateio apenas com o descuido que alguns tem, as pessoas precisam ter mais cuidado com os livros, fora isso amo os livros velhos, gosto do cheirinho de folha antiga. Entre os que você apresentou tenho muita vontade de ler “Como viver eternamente”, já procurei nas livrarias por aqui e ate em PDF na net, mas não encontrei, sinto que é um livro daqueles.Ah as fotos ficaram ótimas amei a postagem beijão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nataly, tudo bom?
      O silêncio das bibliotecas é a melhor coisa, aquele cheirinho de livro, parece que tudo tem um ar diferente.
      O livro Como Viver Eternamente está muito difícil de ser achado, não sei se a editora parou de fabricá-lo ou algo assim, mas é perfeito e se algum dia você tive oportunidade de ler, leia.
      Beijos e obrigada.

      Excluir
    2. Biancaaa!!!
      Tive que voltar aqui hoje para te dizer que mandaram pra mim "Como Viver Eternamente" acredita? consegui! Dai baixei e li durante a tarde e vou terminar agora pela noite, estou gostando muito, é simples e muito sensível! :)

      Excluir
  2. Que máximo esse seu post =) vc sabe que admiro muito esse seu hábito. É como falei em outro comentário, eu tive esse hábito mas agora com o número de livros acumulados não tenho como pegar livros emprestados em bibliotecas. No máximo pego emprestado com a minha mãe e meus irmãos.
    Mas acho importante incentivar esse hábito maravilhoso e penso que deveriam ter bibliotecas em todos os bairros, assim a comunidade teria mais facilidade para ter acesso à cultura.
    Parabéns é continue com esse hábito lindo!!! Beijos querida!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Minha pilha de livros só aumenta, mas por causa dos livros que pego emprestado, não sei me controlar.
      Concordo com você. Na minha cidade só tem um biblioteca municipal e fica distante da maioria dos bairros, assim as pessoas nem vão atrás para pegar livros emprestados, pois fica fora de mão ;/
      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi Bi! Hoje em dia não uso mais a biblioteca como usava antigamente, mas tenho uma longa história de amor com elas, tudo começou no meu colégio, naquela época, ela era minha melhor amiga, eu amava ler e não tinha dimdim, e li muita coisa, Meg era minha autora preferida para ler naquela época! Parabéns pelo post!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-garota-exemplar-gillian-flynn.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula.
      Eu também desde pequena frequentava a biblioteca da minha escola.
      Coincidência que eu também li muita Meg Cabot pelas bibliotecas da vida, hahaha.
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  4. Oi tudo bom?
    Minha história com bibliotecas foi complicada, a da cidade é a poucos quarteiroes de casa, então eu ia sempre. Eu briguei com todas que trabalham lá porque não queriam mais me deixar pegar livros porque lia os que pegava em um dia. Sai xingando e nunca mais voltei kkk
    Todo mundo tem uma história né? Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco.
      Mas que história triste, né? kkkkkk ri demais com isso. Boa sorte com as próximas bibliotecas.
      Beijos.

      Excluir
  5. Eu também amo pegar livros emprestados, mas tenho uma tara incrível por ter os livros.
    Tipo, sempre que eu posso eu compro um ou peço de presente. Tenho alguns amigos que não tem como comprar livros, então eu acabo emprestando para eles, e isso da uma satisfação tão grande, ver que um livro que li e amei foi passado pra outra pessoa que também leu e amou. xD
    A biblioteca da minha facul não tem tantos títulos assim, mas já fiz várias idas gostosas até lá! *-*

    http://amadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, eu também amo comprar livros, só que as vezes os preços são muito absurdos e não valem a pena.
      Acho legal a ideia de emprestar livros pra outras pessoas, claro que bate aquele ciuminho, né?
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá,
    Biblioteca é mesmo ótimo, mas eu moro no interior e as daqui não possuem volumes realmente interessantes. Meu colégio idem, só tem mesmo os mais antigos, sabe?! Estou até pensando em falar com o pessoal pra ver se atualizam o acervo. Mas teve uma época, em que tinha uns 11 anos, em que ia na biblioteca municipal pega livros emprestados e gastava minhas tardes lendo. Bons tempos <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, pior que na minha cidade só tem uma biblioteca municipal e fica muito longe da minha casa, tenho muita sorte pelo meu colégio ter tantos livros bons.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Bianca!
    Haha, bibliotecas <3 No ensino médio eu costumava sair das aulas e fugir pra lá, porque era o único canto da escola onde eu conseguia ler. Meu caso com elas é bem tenso. Eu furtei um livro da minha no final do ano KKKKKKKK. Desculpe, mas eu gostei tanto de A Cabana e ele estava sempre tão jogado lá, que resolvi adotar e não levei de volta. Mas raramente eu pegava livro emprestado. Ou eu lia por lá, ou comprava, até porque, aqueles que eu já tinha alguma vontade de ler, eu preferia comprar pra já ir colocando na minha coleção. Mas vira e mexe eu pegava algum de interesse não tão grande pra arriscar. O que dizer dessa biblioteca que você visita? Gente, A Mediadora <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, nunca li A Cabana mas é um livro que sempre tem bastante nas bibliotecas.
      Beijos.

      Excluir
  8. A biblioteca da escola que eu estudava era muito boa enquanto eu estudava no ensino fundamental, mas aí o povo começou a não devolver mais os livros, quando devolvia a situação estava bem crítica, daí diminuiu a qualidade dos títulos de lá, daí quando me formei no médio lá só tinha clássicos e juvenis :/
    Daí agora eu dependo da biblioteca municipal que tem vários títulos best-sellers, mas claro que em caso de atraso você perde o direito de levar tantos livros e coisas assim.

    Sempre fui uma rata de biblioteca, por mais que não lesse ou levasse nada eu ficava admirando os títulos!
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana.
      Algumas pessoas realmente pegam os livros só para estragá-los. Quando eu estudava no ensino fundamental, era obrigatório pegar um livro por semana, assim o povo pegava por pegar e acabava acontecendo o mesmo, livros sumiam e viam em péssimo estado. :/
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Bianca, menina super sortuda rss, a biblioteca da minha universidade não tem muita opção para livros juvenis então o jeito é comprar mesmo, mas achei muito bacana esse seu ponto de vista de imaginar qual a sensação dos leitores que antecederam você, como foi a leitura para eles... fiquei imaginado uma roda de conversa com essas pessoas deveria ser bem bacana, uma especie de resenha coletiva! :) Grande Abraço!

    Bjs

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanderson.
      É realmente muita sorte ter a disponibilidade daquela biblioteca, gostaria que todos tivessem essa mesma oportunidade.
      Uma resenha coletiva seria muito legal mesmo *-*.
      Beijos.

      Excluir
  10. Na biblioteca da minha escola também é assim, cheio de livros inspiradores, hahaha... Tô lendo um de lá nesse momento <3

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É uma pena não ter nenhuma biblioteca aqui por perto :( e como não estudo mais... difícil. Os livros estão um pouco surrados mas super vale a pena quando a gente não precisa "expor" eles na estante. Os livros de Desventuras são mesmo muito caros, mas o box fica até em conta :3 Ótima tática para economizar uma grana. E que bom que a biblioteca que você retira tem bons livros... <3
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    Wattpad: @renata_vr26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, a escola em que eu fazia ensino médio também não possuía livros bons, mas agora que faço curso técnico, os livros são ótimos.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Fabiana, nessa biblioteca também tem Agatha Christie, porém nunca li nada dela.
    Eu não leio na biblioteca por não ter tempo, mas seria fantástico.
    Beijos.

    ResponderExcluir